Ativando o número na API oficial

Ativar o WhatsApp Business API

*Para utilizar o WhatsApp Business API, é necessário contratar o plano Pro

Para conectar o seu chatbot com o WhatsApp é muito simples, mas antes de começar você precisa se certificar de:

Motivos para conectar seu Facebook ao ativar o WA

Desde 2014, o Facebook é detentor do aplicativo de mensagens WhatsApp. Ao finalizar o processo, você não terá ativado seu chatbot ao Facebook Messenger, apenas ao WhatsApp. Caso queira ativá-lo também no app do Facebook, execute o processo de ativação do respectivo canal clicando em "Messenger" no módulo "Canais", na plataforma Blip G o!.

Passo a Passo de como conectar


Na tela disponível, selecione a informação referente ao seu número. Caso tenha alguma dúvida, verifique no artigo Número para ativação como seguir.

Após, clique em cadastrar agora e um pop-up do Facebook abrirá no seu navegador:

Importante: Mantenha essa página aberta durante o processo.

No pop-up que foi aberto, faça login com sua conta do Facebook que possua permissão de administrador no Gerenciador de Negócios da conta de sua empresa. 

Leia as instruções na tela e clique em “Continuar”.

Leia as instruções na tela e clique em “Começar”.


Neste passo você terá os detalhes das permissões que estará compartilhando com a  Blip com relação ao gerenciamento da sua conta do WhatsApp Business. Clique em “Continuar” para compartilhar as permissões de cobrança e da conta.

Agora você precisará criar as suas contas empresariais da Meta e do WhatsApp ou selecioná-las na lista caso já tenha essas contas criadas.

Ao criar uma nova conta, preencha os campos solicitados.

Gerenciador de Negócios

Conta empresarial da Meta: Selecione o Gerenciador de Negócios da Empresa

Nome da Empresa: Acesse o comprovante de inscrição e situação cadastral da sua empresa (CNPJ) para copiar e inserir o nome da empresa

E-mail comercial: insira seu e-mail corporativo. Você receberá um e-mail da Meta para confirmar seu e-mail

Site ou perfil comercial da empresa: insira o site da sua empresa.   

Clique em “Avançar” para seguir para a próxima tela.

 

Verificação da Empresa

Clique novamente em “Avançar”. Nessa tela, você deverá inserir o nome da sua conta do WhatsApp. O nome da conta do WhatsApp não é exibido para os contatos, logo, preencha com o nome da sua empresa. Já o nome de exibição, por sua vez, será exibido no perfil da sua empresa para seus clientes e precisa atender todas as diretrizes do WhatsApp que podem ser consultadas aqui. Você também precisará inserir a categoria do seu negócio e caso desejar, uma mensagem de descrição e o site que será exibido no contato da sua empresa no WhatsApp.

Veja onde essas informações aparecerão:

Preencha os campos e clique em “Avançar”. Agora você poderá verificar o número da sua empresa que será conectado ao seu chatbot no Blip. Certifique-se de informar o DDI e DDD nos campos e selecione o método de verificação desejado. Clique em “Enviar código” para prosseguir.

Confirme o código recebido via SMS ou ligação e clique em “Avançar” para realizar a verificação do número.

Se o processo de verificação do número foi feito com sucesso, você deverá ver a seguinte tela. Clique em “Ok” para voltar à tela anterior e prosseguir com a ativação do seu número.

Confirme o código recebido via SMS ou ligação e clique em “Avançar” para realizar a verificação do número. 

Se o processo de verificação do número foi feito com sucesso, você deverá ver a seguinte tela. Clique em “continuar” e após "concluir". 

O pop-up fechará e retornará para a plataforma do Blip Go!.
Através do campo “Escolha o número de telefone”, selecione o número que deseja ativar, defina um PIN (código numérico de 6 dígitos) e clique em “Conectar ao WhatsApp API”. 

Ao finalizar, o seu número estará conectado e pronto para uso. 

Agora é importante que faça a Verificação da Empresa no Gerenciador de Negócios do Facebook para, após aprovação, solicitar o *Selo de Conta Oficial do WhatsApp


*o Selo de Conta Oficial não é garantido pela Meta.

Não achou o que procurava? Sugira um artigo aqui: